Simplício Alves Moreira - Político e empresário, ex-prefeito de Imperatriz Maranhão.

Dona Olívia Cortez Moreira e seu esposo Simplício Alves Moreira.


Jonas Moreira, Zequinha Moreira, Augusto Moreira. Filhos de Simplício Moreira a direita da fotografia.


O jovem Simplício Alves Moreira.


Simplício Alves Moreira em sua juventude.


O jovem político Simplício Moreira.

"Santinho" fúnebre de Simplício Alves Moreira.

Simplício Alves Moreira, foi um dos mais forte empresário de Imperatriz na primeira metade do século XX, assim como um influente político na história da cidade, foi vereador de 1º de janeiro de 1928 a 9 de outubro de 1930, e prefeito  de 1º de maio de 1948 a 30 de janeiro de 1951, e de 23 de junho de 1953 A 31 DE JANEIRO DE 1956. Importante informar que este mandato foi consequência da morte do prefeito titular Urbano Rocha, do qual era vice, assassinado em 19 de junho de 1953. Foi também extrativista de castanha do Pará nas matas paraense, região do município de Marabá, em Imperatriz foi promotor interino, suplente de juiz, além de suas atividades como comerciante e agropecuarista. Chegou a Imperatriz com dois anos de idade junto aos seus pais, sendo considerado hoje um dos maiores influenciadores do seu desenvolvimento. Casou primeiramente com Raimunda Matos Sampaio com quem teve uma filha, e em segunda núpcias  com Olívia Pereira Cortez, com quem teve 15 filhos.
Nasceu na cidade de Grajaú (MA) em 2 de março de 1897, e faleceu em Belém (PA), em 20 de junho de 1967. 
Importante lembrar que um dos seus filhos, Renato Cortez Moreira, foi prefeito de Imperatriz em duas ocasiões, 31 de janeiro de 1970 a 31 de janeiro de 1973, e em 31 de janeiro de 1993 a 6 de outubro de 1993, quando foi assassinado, com somente 9 meses e 6 dias de mandato, em um crime insolúvel até os dias atuais.

Fotos: acervo pessoal da família Cortez Moreira.
Fonte do texto: pesquisa efetuada na Enciclopédia de Imperatriz, Edmilson Sanches, página 361.








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os jornalistas da imprensa imperatrizense, Gilmário Café e Wilson Allysson.

Um aperto de mão registrado para a história. Gilmário e Wilson.  Gilmário Café (in memoriam) , foi um jornalista, articulista político e fun...